O EVENTO SERÁ REALIZADO NA CIDADE UNIVERSITÁRIA
CAMPUS DO FUNDÃO NO CENTRO DE CIÊNCIA E SAÚDE (CCS) AUDITÓRIO QUINHENTÃO
Endereço:Avenida Carlos Chagas Filho,373 - Cidade Universitária da Universidade Federal do Rio de Janeiro

UNIVERSIDADE E PARTICIPAÇÃO

V Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação: Inclusão, Interculturalidade  e Inovação Pedagógica

O Seminário ocorrerá entre os dias 15 e 17 de maio de 2019, no horário de 08:00 às 18:00 horas, com previsão de 200 a 300 participantes. Trata-se, portanto, de um evento de pequeno a médio porte, tendo em vista não perdermos a qualidade acadêmico-científica, que requer tempo qualitativo para discussões e debates.

Acreditamos que a qualidade das (e nas) iniciativas educacionais é proporcionalmente inversa à quantidade de pessoas, uma vez que quanto mais pessoas, menos tempo para uma efetiva participação de todos no evento. Por esse motivo, inclusive, é que o nome do Seminário é Universidade e Participação, pois esta segunda palavra representa o principal sentido que deve ser dado à promoção da inclusão em educação, em nossa visão.

Desde o ano de 2005, o Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/UFRJ, vem promovendo uma reflexão com a comunidade universitária sobre o papel da universidade perante as diferentes facetas dos processos de inclusão e exclusão.

No evento ocorrido em 2005, o seu objetivo maior era o desenvolvimento de um diálogo com a comunidade acadêmica sobre as Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão/Exclusão na universidade, no qual professores e pesquisadores de renomadas universidades brasileiras e internacionais debateram sobre o tema. Faz-se necessário mencionar que essas ponderações também produziram relatórios importantes e impulsionaram outros estudos e pesquisas, assim como a publicação do livro Inclusão em Educação: culturas, políticas e práticas, pela Cortez em 2006, e vários artigos publicados em periódicos científicos.

Dando continuidade a esse importante diálogo, o Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2, ocorrido em 2010, que contou, também, com a participação de professores de algumas universidades brasileiras e internacionais, promoveu um novo momento de debate por meio do qual se avaliou como as culturas, políticas e práticas das universidades públicas estavam se desenvolvendo em relação aos princípios de inclusão e à luta contra as exclusões.

Esse seminário também possibilitou a publicação de diversos artigos em periódicos científicos e do livro Universidade e Participação: Os Ecos da Pesquisa, editado pela própria Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Pró-Reitoria de Extensão no ano de 2010. No momento atual, encontra-se no prelo um segundo livro, ainda fruto do segundo seminário, intitulado Universidade e Participação: Reflexões. A importância do referido Seminário foi reconhecida pela Fundação José Bonifácio, que prontamente financiou a realização do mesmo, assim como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que também o apoiou.
No intuito de compartilhar alguns resultados das pesquisas realizadas pelo LaPEADE, era esperado que o tema do seminário seguinte abordasse as importantes questões acerca da Inclusão em Educação. Desta forma, o Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, UP3,  objetivou dar continuidade ao diálogo iniciado entre professores, pesquisadores e alunos de universidades brasileiras e internacionais. Esses profissionais e estudiosos da educação puderam prosseguir com as conversas iniciadas nos seminários anteriores, fortalecendo laços e construindo uma rede nacional e internacional de colaboração, com a intenção de promover a construção contínua de uma Educação Básica e Superior públicas, de qualidade, que devem ser abertas à participação de todos, incondicionalmente.
Ressalta-se que um importante desdobramento deste seminário foi a constituição de uma Rede Internacional de Pesquisadores em Inclusão em Educação, que tem por objetivos tanto a internacionalização de nossas pesquisas, quanto a ampliação de nosso referencial teórico para discutir inclusão em educação. A construção dessa Rede possibilitou que professores de diferentes instituições brasileiras e internacionais pudessem, dentro da pluralidade de concepções de inclusão, encontrar pontos que os unissem em prol da construção de uma educação básica e superior públicas de qualidade.

Na sua quarta versão (UP4), em 2016, o tema do debate foi Inclusão, Ética & Interculturalidade. Este evento teve por foco central a compreensão da educação a partir de referenciais relativos à linha de pesquisa Inclusão, Ética, Interculturalidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além das contribuições em várias áreas do conhecimento humano no entendimento dos processos ensino-aprendizagem e da experiência educacional, um marco importante deste evento em relação aos anteriores foi a ampliação da participação dos profissionais da Educação Básica, o que fortaleceu seus laços com a Universidade e vice versa.

Um dos resultados do Seminário Universidade e Participação 4 foi a publicação do livro Universidade e Participação: Inclusão, Ética e Interculturalidade, pela Editora CRV, em 2017.

Como desdobramento do UP4, em 2016, destacamos o desenvolvimento do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica – OIIIIPe que desde então tem desenvolvido pesquisas, publicadas em artigos e livros e promovido encontros virtuais mensais e presenciais semestrais com a intenção de proporcionar a partilha de experiências envolvendo as temáticas de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica nas universidades participantes. O Observatório abrange 27 Universidades públicas nacionais e internacionais, e por isso desenvolve pesquisas com temáticas variadas ligadas aos temas a que se refere, como, por exemplo, a: educação indígena, gênero, acessibilidade, educação de quilombolas, educação de refugiados, educação de pessoas com deficiências, educação de populações prisionais, gestão em educação, entre outros.

Na esteira destes avanços, o LaPEADE vem continuando sua trajetória, ampliando cada vez mais seu escopo de ação e de reflexão, o que vem contribuindo, inclusive, entre outros aspectos, para fortalecer o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no qual está inserido.

Neste sentido, este projeto propõe a realização do 5º Seminário Internacional Inclusão em Educação – Universidade e Participação (UP5), cujo tema de reflexão é Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. A ideia é trabalhar temas prementes na educação contemporânea e, ao mesmo tempo, privilegiar a temática da linha recém-criada, estabelecendo uma organicidade entre o que defendemos, o que pesquisamos, o que disseminamos e o que fazemos.

O presente projeto se justifica, primeiramente, pela ainda incipiente quantidade de seminários com esse perfil, que promove o diálogo entre pesquisadores nacionais e internacionais e profissionais da educação, tendo como perspectiva discutir os processos de inclusão/exclusão na universidade, e seu papel social relativo à temática, tanto no que diz respeito à uma ressignificação de si mesma quanto às contribuições que pode oferecer para uma transformação na e da educação básica.

Além disso, a proposta de nosso evento dialogará com pesquisas realizadas no contexto do Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), por meio de seus núcleos de estudos, a saber: O Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe), o Núcleo de Estudos sobre Gestão e Inclusão em Educação (NuGINE) e o Núcleo de Estudos sobre Sexualidade, Identidade e Inclusão (NESEI). O UP5, portanto, atuará como importante base de produção de material bibliográfico e didático a respeito das temáticas estudadas pelos referidos núcleos de estudos e Observatório do LaPEADE.

Ademais, seu delineamento busca dar continuidade à uma inovação realizada na edição anterior, com a proposição dos Momentos Omni e dos Círculos Omniléticos, conforme se verá abaixo, o que, em nosso ver, enriquece as diferentes maneiras de se fazer uma ciência que seja mais participativa e democrática, à luz do que sugerem os temas do evento. A este propósito, vale lembrar que também nos preocupamos em não adotar o formato de Conferências, tendo em vista uma melhor distribuição dos ‘saberes-poderes’ presentes.

Envio dos Trabalhos – 12/02/2019 a 31/03/2019

Inscrição no Evento – 12/02/2019 a 15/05/2019

Envio dos Pareceres de Confirmação dos Trabalho – 01/04/2019 a 20/04/2019

Dias do Evento – 15, 16 e 17 de Maio de 2019

Professores e Pesquisadores – R$ 100,00

Alunos de Graduação – R$ 30,00

Alunos de Pós Graduação – R$ 80,00

Profissionais da Educação Básica – R$ 50,00

Outros – R$ 40,00

Depósito para Inscrição – DADOS

Conta Poupança – 6233-2

Agência – 4240-4

Variação – 51

Mônica Pereira dos Santos

CPF: 751.398.047-00

Banco do Brasil

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

 – Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Seminário. O conteúdo apresentado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
 – A publicação dos resumos nos Anais do Seminário condiciona-se à efetivação da inscrição de todos os autores.
 – Será emitido certificado único, com o nome de todos os autores, para cada trabalho apresentado.
 – Todas as comunicações a respeito do trabalho serão enviadas para o endereço de e-mail cadastrado na inscrição do evento.
 – Textos completos que não sigam as presentes normas serão devolvidos aos seus autores.
 

Documentos Necessários

É necessário que todos enviem, juntamente com o resumo a ficha de inscrição, autorização de uso de imagem (disponíveis no site) e o comprovante de pagamento de cada autor para o e-mail: lapeadeupv@gmail.com

Arquivo PDF Normas de Submissão 

Arquivo Word Ficha de Inscrição     

Arquivo Word Autorização de Imagem

Arquivo Word do Modelo do Resumo