UNIVERSIDADE E PARTICIPAÇÃO

V Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação: Inclusão, Interculturalidade  e Inovação Pedagógica

O Seminário ocorrerá entre os dias 15 e 17 de maio de 2019, no horário de 08:00 às 18:00 horas, com previsão de 200 a 300 participantes. Trata-se, portanto, de um evento de pequeno a médio porte, tendo em vista não perdermos a qualidade acadêmico-científica, que requer tempo qualitativo para discussões e debates.

Acreditamos que a qualidade das (e nas) iniciativas educacionais é proporcionalmente inversa à quantidade de pessoas, uma vez que quanto mais pessoas, menos tempo para uma efetiva participação de todos no evento. Por esse motivo, inclusive, é que o nome do Seminário é Universidade e Participação, pois esta segunda palavra representa o principal sentido que deve ser dado à promoção da inclusão em educação, em nossa visão.

Desde o ano de 2005, o Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação/UFRJ, vem promovendo uma reflexão com a comunidade universitária sobre o papel da universidade perante as diferentes facetas dos processos de inclusão e exclusão.

No evento ocorrido em 2005, o seu objetivo maior era o desenvolvimento de um diálogo com a comunidade acadêmica sobre as Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão/Exclusão na universidade, no qual professores e pesquisadores de renomadas universidades brasileiras e internacionais debateram sobre o tema. Faz-se necessário mencionar que essas ponderações também produziram relatórios importantes e impulsionaram outros estudos e pesquisas, assim como a publicação do livro Inclusão em Educação: culturas, políticas e práticas, pela Cortez em 2006, e vários artigos publicados em periódicos científicos.

Dando continuidade a esse importante diálogo, o Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 2, ocorrido em 2010, que contou, também, com a participação de professores de algumas universidades brasileiras e internacionais, promoveu um novo momento de debate por meio do qual se avaliou como as culturas, políticas e práticas das universidades públicas estavam se desenvolvendo em relação aos princípios de inclusão e à luta contra as exclusões.

Esse seminário também possibilitou a publicação de diversos artigos em periódicos científicos e do livro Universidade e Participação: Os Ecos da Pesquisa, editado pela própria Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Pró-Reitoria de Extensão no ano de 2010. No momento atual, encontra-se no prelo um segundo livro, ainda fruto do segundo seminário, intitulado Universidade e Participação: Reflexões. A importância do referido Seminário foi reconhecida pela Fundação José Bonifácio, que prontamente financiou a realização do mesmo, assim como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que também o apoiou.
No intuito de compartilhar alguns resultados das pesquisas realizadas pelo LaPEADE, era esperado que o tema do seminário seguinte abordasse as importantes questões acerca da Inclusão em Educação. Desta forma, o Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3, UP3,  objetivou dar continuidade ao diálogo iniciado entre professores, pesquisadores e alunos de universidades brasileiras e internacionais. Esses profissionais e estudiosos da educação puderam prosseguir com as conversas iniciadas nos seminários anteriores, fortalecendo laços e construindo uma rede nacional e internacional de colaboração, com a intenção de promover a construção contínua de uma Educação Básica e Superior públicas, de qualidade, que devem ser abertas à participação de todos, incondicionalmente.
Ressalta-se que um importante desdobramento deste seminário foi a constituição de uma Rede Internacional de Pesquisadores em Inclusão em Educação, que tem por objetivos tanto a internacionalização de nossas pesquisas, quanto a ampliação de nosso referencial teórico para discutir inclusão em educação. A construção dessa Rede possibilitou que professores de diferentes instituições brasileiras e internacionais pudessem, dentro da pluralidade de concepções de inclusão, encontrar pontos que os unissem em prol da construção de uma educação básica e superior públicas de qualidade.

Na sua quarta versão (UP4), em 2016, o tema do debate foi Inclusão, Ética & Interculturalidade. Este evento teve por foco central a compreensão da educação a partir de referenciais relativos à linha de pesquisa Inclusão, Ética, Interculturalidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além das contribuições em várias áreas do conhecimento humano no entendimento dos processos ensino-aprendizagem e da experiência educacional, um marco importante deste evento em relação aos anteriores foi a ampliação da participação dos profissionais da Educação Básica, o que fortaleceu seus laços com a Universidade e vice versa.

Um dos resultados do Seminário Universidade e Participação 4 foi a publicação do livro Universidade e Participação: Inclusão, Ética e Interculturalidade, pela Editora CRV, em 2017.

Como desdobramento do UP4, em 2016, destacamos o desenvolvimento do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica – OIIIIPe que desde então tem desenvolvido pesquisas, publicadas em artigos e livros e promovido encontros virtuais mensais e presenciais semestrais com a intenção de proporcionar a partilha de experiências envolvendo as temáticas de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica nas universidades participantes. O Observatório abrange 27 Universidades públicas nacionais e internacionais, e por isso desenvolve pesquisas com temáticas variadas ligadas aos temas a que se refere, como, por exemplo, a: educação indígena, gênero, acessibilidade, educação de quilombolas, educação de refugiados, educação de pessoas com deficiências, educação de populações prisionais, gestão em educação, entre outros.

Na esteira destes avanços, o LaPEADE vem continuando sua trajetória, ampliando cada vez mais seu escopo de ação e de reflexão, o que vem contribuindo, inclusive, entre outros aspectos, para fortalecer o Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no qual está inserido.

Neste sentido, este projeto propõe a realização do 5º Seminário Internacional Inclusão em Educação – Universidade e Participação (UP5), cujo tema de reflexão é Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica. A ideia é trabalhar temas prementes na educação contemporânea e, ao mesmo tempo, privilegiar a temática da linha recém-criada, estabelecendo uma organicidade entre o que defendemos, o que pesquisamos, o que disseminamos e o que fazemos.

O presente projeto se justifica, primeiramente, pela ainda incipiente quantidade de seminários com esse perfil, que promove o diálogo entre pesquisadores nacionais e internacionais e profissionais da educação, tendo como perspectiva discutir os processos de inclusão/exclusão na universidade, e seu papel social relativo à temática, tanto no que diz respeito à uma ressignificação de si mesma quanto às contribuições que pode oferecer para uma transformação na e da educação básica.

Além disso, a proposta de nosso evento dialogará com pesquisas realizadas no contexto do Laboratório de Pesquisas, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação (LaPEADE), por meio de seus núcleos de estudos, a saber: O Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPe), o Núcleo de Estudos sobre Gestão e Inclusão em Educação (NuGINE) e o Núcleo de Estudos sobre Sexualidade, Identidade e Inclusão (NESEI). O UP5, portanto, atuará como importante base de produção de material bibliográfico e didático a respeito das temáticas estudadas pelos referidos núcleos de estudos e Observatório do LaPEADE.

Ademais, seu delineamento busca dar continuidade à uma inovação realizada na edição anterior, com a proposição dos Momentos Omni e dos Círculos Omniléticos, conforme se verá abaixo, o que, em nosso ver, enriquece as diferentes maneiras de se fazer uma ciência que seja mais participativa e democrática, à luz do que sugerem os temas do evento. A este propósito, vale lembrar que também nos preocupamos em não adotar o formato de Conferências, tendo em vista uma melhor distribuição dos ‘saberes-poderes’ presentes.

Envio dos Trabalhos – 12/02/2019 a 31/03/2019

Inscrição no Evento – 12/02/2019 a 15/05/2019

Envio dos Pareceres de Confirmação dos Trabalho – 01/04/2019 a 20/04/2019

Dias do Evento – 15, 16 e 17 de Maio de 2019

Professores e Pesquisadores – R$ 100,00

Alunos de Graduação – R$ 30,00

Alunos de Pós Graduação – R$ 80,00

Profissionais da Educação Básica – R$ 50,00

Outros – R$ 40,00

Depósito para Inscrição – DADOS

Conta Poupança – 6233-2

Agência – 4240-4

Variação – 51

Mônica Pereira dos Santos

CPF: 751.398.047-00

Banco do Brasil

Informações sobre o UP5

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

  • Instruções para envio de trabalhos

A proposta do V Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação: Inclusão, Interculturalidade  e Inovação Pedagógica, é, a exemplo do Seminário anterior,  seguirmos rompendo com os modelos formais de apresentação, de modo que a ideia do que denominamos MOMENTO OMNI (espaço onde os seminaristas irão compartilhar seus trabalhos) é nos libertarmos ao máximo de apresentações por meio das formas, modos e modelos tradicionais/convencionais.

Assim, os formatos sugeridos para as apresentações de trabalho são: poemas/poesias, sequência de imagens, fotos, quadros, gravuras, teatro pedagógico, diálogos, músicas, cantos e outras formas de apresentação que sintetizem as ideias e mensagens do artigo/ensaio. Lembramos, contudo, que o formato de pôster ficará restrito à apresentação dos trabalhos,  do momento Omni. Isto é, não haverá uma sessão específica para apresentação de pôsteres.

Os trabalhos deverão apresentar no máximo 03 (três) autores. Cada participante só poderá se inscrever como autor em um trabalho, e, em um segundo, como coautor. Se um participante submeter mais trabalhos que o número permitido, só serão considerados os dois primeiros trabalhos enviados.

Todos os autores e coautores deverão estar inscritos e ter realizado o pagamento da taxa de inscrição no evento. Além disso, é necessário que todos enviem, juntamente com o resumo a ficha de inscrição, autorização de uso de imagem (disponível no site) e o comprovante de pagamento de cada autor para o e-maillapeadeupv@gmail.com

Este pagamento não garante a aprovação do trabalho e o valor correspondente à inscrição não será devolvido, caso o trabalho não seja aceito para apresentação no evento.

Somente os autores/coautores que efetuarem o pagamento da taxa de inscrição e estiverem presentes ao evento receberão a certificação de apresentação de trabalho e de participação no evento.

  • Informações Gerais

 Certifique-se que seguiu todas as normas antes de enviar o seu texto completo. Se tiver qualquer dificuldade em submeter o seu texto online, por favor, entre em contato com a Comissão Organizadora.
 – O envio dos resumos expandidos será exclusivamente online e deverão ser enviados pelo e-mail acima informado.
 – Preencher a ficha de inscrição e anexar o arquivo do trabalho no formato Word (.doc ou .docx),
 – Indicar a área temática desejada: Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica
 – A inscrição no Seminário é obrigatória para o todos os autores do trabalho.
 – Os trabalhos aceitos serão publicados nos Anais do Seminário. O conteúdo apresentado é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).
 – A publicação dos resumos nos Anais do Seminário condiciona-se à efetivação da inscrição de todos os autores.
 – Será emitido certificado único, com o nome de todos os autores, para cada trabalho apresentado.
 – Todas as comunicações a respeito do trabalho serão enviadas para o endereço de e-mail cadastrado na inscrição do evento.
 – Textos completos que não sigam as presentes normas serão devolvidos aos seus autores.
 

Documentos Necessários

É necessário que todos enviem, juntamente com o resumo a ficha de inscrição, autorização de uso de imagem (disponíveis no site) e o comprovante de pagamento de cada autor para o e-mail: lapeadeupv@gmail.com

Arquivo PDF Normas de Submissão 

Arquivo Word Ficha de Inscrição     

Arquivo Word Autorização de Imagem

Arquivo Word do Modelo do Resumo