ARTIGOS

2016

- Brincadeiras Infantis e Modernidade: Brinquedos Têm Gênero?;

- Além de Preto Ainda é Viado: Reflexões sobre o Preconceito com o Homossexual Negro numa Escola Pública no Município do Rio de Janeiro;

- GRAMSCI: Educação, Escola e Inclusão: Uma Aproximação Possível?;

- Surdez, Prática Docente e Recursos: uma análise das publicações dos Congressos de Educação Especial;

- Análise de trabalhos publicados em anais sobre implante coclear: contribuições das áreas educacional e clínica;

- Sons em um Sentir Singular: Um Refletir Pedagógico Sensível sobre Educação Musical a Estudantes Surdos;

- Libras x Implante coclear na educação de surdos: Discussão e Resultados;

- A Atuação do Professor Intérprete de Libras em Escolas do Estado do Rio de Janeiro;

- Perspectivas Multiculturais na Educação de Surdos;

2015

- Homofobia Mata: Do Desconhecimento à Cumplicidade;

- Formação de Professores para o Atendimento Educacional Especializado: Políticas e Práticas Instituintes de Inclusão;

- Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade: uma tessitura omnilética; Inicia na página 49

- Inclusão na Administração Pública: educar para não punir; Inicia na página 67

- A abordagem de pesquisa etnográfica nos estudos sobre educação; Inicia na página 77

- Construindo Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão em uma Escola Pública;

- Kit-Antihomofobia: Qual Real Motivo da Suspensão?;

- Ideas for a Broader Experiment on Non Formal Educational Practices, Diversity and Human Development;

- A Complexidade da Inclusão no Atendimento Educacional Especializado;

- Discutindo Diversidade Sexual na Escola com os Professores: Novas Configurações Familiares;

- Planejamento de Estratégias para o Processo de Inclusão: desafios em questão;

- Inclusão de Alunos com Implante Coclear: A Visão dos Professores;

- A Formação do Intérprete Educacional e sua Atuação em Sala de Aula;

2014

- The Cacaio Project-Non-formal Educational Practices for Children in Public Schools;

- XXXVI Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Tecnologica, Artistica e Cultural - UFRJ;

- Fazeres cotidianos dizeres reunidos: Uma Coletânea de Textos do Instituto Bejamin Constant;

- O Index para a Inclusão como Instrumento de Pesquisa: uma Análise Crítica;

- Os limites e as possibilidades das Salas de Recursos Multifuncionais: as vozes dos professores;

- Não, Isso Não é Coisa pra Homem - Masculinidades e os Processos de Inclusão/Exclusão em uma Escola da Baixada Fluminense – RJ;

2013

- Psicopedagogia Inclusiva: Uma ação ao resgate do desejo de aprender em adolescentes abrigados e/ou em situação de rua;

- Ciclo de Formação de Professores sobre Inclusão em Educação: Em Direção a uma Perspectiva Omnilética;

- Inclusão no Sistema Educacional: Desafios para a Gestão Escolar;

- Formação de Professores e Organização do Ensino nas Salas de Recursos Multifuncionais e Classes Comuns;

- Concepções de Docentes e Licenciandos de Educação Física Acerca de Inclusão em Educação: Perspectiva Omnilética em Discussão;

- Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão;

- A Reflexividade dos Formadores de Professores Diante das Políticas de Inclusão de Universidades Públicas;

- O Processo de Inclusão no Ensino Médio: O Protagonismo dos Alunos em Foco;

- Educação Inclusiva: possibilidades e desafios na assessoria aos professores;

- A Arte como Caminho para a Inclusão da Pessoa com Deficiência;

- A Feminização na Educação Infantil: Uma Questão de Gênero;

2012

- Legislação educacional e inclusão na Universidade Federal do Río de Janeiro (Brasil) e na Universidade de Córdoba (Espanha);

- Observatório Estadual de Educação Especial do Rio de Janeiro: Primeiras Impressões;

- Políticas de inclusão e demandas de formação continuada na percepção de educadores de quatro municípios do Rio de Janeiro;

- Políticas Públicas de Inclusão de Pessoas com Deficiência: Uma Análise Omnilética;

- O Papel do Gestor da Educação Especial e o Plano de Desenvolvimento da Educação: Tessituras e Ruptura;

- Barreiras de Aprendizagem no Ensino Fundamental: O Papel dos Laboratórios de Aprendizagem;

- CNS - ISERJ: Retratos da Resistência Discente;

- Inep e Sinaes: Uma Reflexão em Torno da Política para o Ensino Superior do Aparelho de Estado Brasileiro na Atualidade;

- As Contribuições da Mediação Professor e Aluno e a Importância do Lúdico no Ensino da Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

- L'impact des politiques néolibérales sur l'éducation: tensions entre prise en compte des diversités et standardisation;

- O Direito de Aprender e Participar do Discente com Dislexia;

- O papel da Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro na promoção de culturas inclusivas na gestão municipal;

- O Curriculo como dispositivo de promoção da inclusão: Relato de um estudo de caso;

- Direitos Humanos e Estatuto da Criança e do Adolescente: estudo de caso em uma ONG no Rio de Janeiro/BR;

- O Mal-Estar dos Profissionais da Educação – Culturas, Políticas e Práticas em um Novo Contexto;

2011

- Inclusão em Educação: Desafios da Formação Docente;

- Do Desejável e do Real: culturas de inclusão ou de exclusão na formação de futuros professores de educação física?;

- Culturas, políticas e práticas de inclusão na formação de professores em educação física: analisando as ementas;

- Promovendo a Inclusão em Educação através da participação: trajetória de uma pesquisa-ação no ensino médio;

- Do Local ao Global: encurtando as distâncias entre pesquisadores - reflexões sobre uma experiência de pesquisa em rede;

- Concepções sobre Inclusão e Exclusão: Licenciandos de Educação Física em Foco;

- A Participação como Processo de Inclusão no Ensino Médio: Trajetória de uma Pesquisa-Ação;

continuação

2010

- Da "exclusão" para "Justiça Social" ou "Utopia"? Uma narrativa crítica; (Versão Português)

- From ‘Exclusion’ towards ‘Social Justice’ or ‘Utopia’? A Critical Narrative; (Versão Inglês)

- Slides - Da "exclusão" para "Justiça Social" ou "Utopia"? Uma narrativa crítica; (Versão Português)

- O que é inclusão? Reflexões de professores acerca desse tema;

- Pesquisando a temática inclusão na formação inicial de professores de Educação Física;

- O "milagre" da psicomotricidade revisado;

- Inclusão em Educação e Educação Especial: Aproximações e Distanciamentos;

- Práticas de Inclusão em Educação: Dicas para Professores;

- Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão: O que nos dizem as pesquisas?;

2009

- A Formação Inicial de Professores para a Diversidade;

- Inclusão em Educação: Algumas Interfaces;

- A Formação Inicial de Professores para a Diversidade;

- Psicologia e Educação: Possíveis Interseções;

- As Múltiplas Dimensões do Curriculo;

- O Fazer Teatral e a Psicomotricidade em Comunidades Carentes;

- Políticas Inclusivas e Possíveis Implicações no Ambiente Escolar;

2008

- Representações Sociais sobre o "Professor Inclusivo”: Competências Interpessoais e Políticas de Formação de Professores em Questão;

- Resenha livro Inclusão em Educação;

- As Percepções dos alunos do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro a respeito de Culturas de Inclusão;

2007

- Criatividade e Inclusão na Formação de Professores;

- Exclusão à Vista: Vivências e Experiências de Alunos na Formação de Professores;

- Experiências Internacionais em Inclusão de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais;

- Ressignificando a Formação de Professores para uma Educação Inclusiva;

- Problematizando as Representações em Torno do Conceito de “Inclusão”;

- Quem são os Licenciandos da UFRJ? A importância de se perguntar pelo outro na construção de uma educação inclusiva;

2006

- Formação de Professores na Educação Inclusiva: Diretrizes Políticas e Resultados de Pesquisas;

- Inclusão pela Educação: Gênero, Etnia e Juventude;

- Deficiência e Eficiência: quem é o sujeito?;

2005

- Paulo Freire - Pedagogia da Diversidade?;

2004

- Formação de Professores: Exercitando Propostas de Inclusão*;

- Desenvolvendo Políticas e Práticas Inclusivas "Sustentáveis": O lado carioca de uma pesquisa internacional;

- Discutindo a Organização de uma Proposta de Educação Inclusiva na Formação de Professores;

- Ressignificando a Formação de Professores para uma Educação Inclusiva - Apresentado no VI Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste: Política, Conhecimento e Cidadania. 3 a 6 de maio de 2004;

- Autismo e Educação - contrato de inclusão;

- Autism and Education - Contract of Inclusion;

2003

- A Formação de Professores no Contexto da Inclusão;

- O Papel do Professor na Construção de uma Sociedade Inclusiva e de um Mercado de Trabalho igualitário;

- O Papel do Ensino Superior na Proposta de uma Educação Inclusiva;

2002

- A Prática da Educação para a Inclusão - publicado em Anais do III CONGRESSO BRASILEIRO MULTIDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO ESPECIAL LONDRINA 01 A 04 DE MAIO DE 2002;

2001

- Educação Especial: Redefinir ou Continuar Excluindo?;

- Escola para Todos – um Olhar pelo Mundo;

2000

- A Inclusão da Criança com Necessidades;

- Desenvolvendo Políticas e Práticas Inclusivas "Sustentáveis": uma Revisita à Inclusão;

- Educação Inclusiva e a Declaração de Salamanca: Conseqüências ao Sistema Educacional Brasileiro;

- Inclusão: Respeito às Diferenças;

- Surdez: Desafios para o Próximo Milênio;

1999

- A Família e o Movimento pela Inclusão;

- A Inclusão e as Relações entre a Família e a Escola;

- Além da Visão Liberal de Tolerância: Um passo na construção de uma ética que inclua o portador de deficiências e demais excluídos na escola e na sociedade;

- Educação e Psicopedagogia: Rumo à Inclusão;

1998

- Revisitando a Inclusão sob a Ótica da Globalização: Duas leituras e várias consequências;

Obs.: Poderemos a qualquer momento atualizar os artigos publicados pelo LaPEADE.

Nº de Acessos: