LIVROS PUBLICADOS

Para adquirir um exemplar, entre em contato conosco.

Clique aqui!

Anais do Seminário UP2 - 2010

ISBN: 978-85-89669-58-0

Inclusão em Educação - Diferentes Interfaces

ISBN: 978-85-62480-08-9

Editora: EDITORA CRV

Resumo

  Constitui objetivo deste livro instigarmos nossos leitores a um mergulho, o mais profundo possível, em temas atuais, relevantes à reflexão sobre para onde vamos como espécie e como sociedades. Este mergulho, segundo pensamos, poderá nos levar ao caminho que, cremos, ao nos forçar a revermos nossos próprios valores, posturas e atos, representa nossa mais sincera concepção de mundo e pode nos auxiliar a exercer o papel que, cremos, todos nós temos perante o mesmo: o da promoção da paz mundial.

  Para tanto, iniciamos o livro com um capítulo dedicado a explicar como vemos, definimos e “usamos” Inclusão em nosso cotidiano. Na seqüência, apresentamos cada capítulo tecendo uma relação entre Inclusão e uma de suas interfaces (Ideologia, Etnia, Alteridade, Deficiência, Ética, Gênero, e assim sucessivamente) escolhidas para compor este primeiro livro sobre o tema das interfaces – que, aliás, são muitas e, provavelmente, infindáveis, tal como o processo de Inclusão em si mesmo.

Inclusão em Educação - Culturas Políticas e Práticas

ISBN: 852491232-4

EAN: 978-85-24912-32-0

Editora: CORTEZ

Resumo

  O livro busca discutir inclusão defendendo a idéia de que sua compreensão está ligada ao entendimento de três dimensões: do desenvolvimento de culturas inclusivas, do planejamento de políticas inclusivas e da orquestração de práticas inclusivas. Uma vez compreendido este corpus teórico, uma série de situações educacionais são lançadas e analisadas à luz desta estrutura de pensamento. Em última instância, buscamos explicar como se instituem as exclusões, que possibilidades podem existir de contrapartida, dependendo de cada contexto, e a que tipos de práticas tais contrapartidas levam - que, conforme esperamos, são inclusivas em relação aos contextos narrados no livro.

  Este livro se destina a todos aqueles que se preocupam com a promoção de um mundo mais igualitário, em que Justiça Social e Direitos Humanos deixem de ser apenas conceitos e campos de estudo para se tornarem práticas efetivas. Destina-se, particularmente, a educadores – formais e não formais -, que militem por um mundo mais justo por meio da promoção de culturas, políticas e práticas de inclusão que permitam com que cada grupo e cada sujeito combata as exclusões a que são submetidos ou que testemunhem em seu cotidiano. Trabalhamos a dialética inclusão/exclusão a partir das três dimensões mencionadas: culturas, políticas e práticas. Cremos que para que a exclusão seja combatida, é preciso adotar uma postura de infindável de inclusão que implica no constante desenvolvimento de valores inclusivos em cada arena social (a dimensão das culturas), na promoção de intenções e diretrizes que expressem tais valores (a dimensão das políticas) e na provocação, em conseqüência, de práticas criativas, inovadoras. Tais dimensões, trabalhadas em conjunto, compõem nossa definição de inclusão: um processo que, acima de tudo, aumenta a participação e minimiza as barreiras à participação de todo e qualquer sujeito nas arenas sociais a que pertençam ou a que queiram pertencer (a dimensão das práticas).

Resenha do livro - clique aqui!

Obs.: Poderemos a qualquer momento atualizar esta página.

Nº de Acessos: