EQUIPE

* Mônica Pereira dos Santos

Professora Doutora

Fundadora e Coordenadora do LaPEADE

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8795823734042859
- Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação, Brasil.
- Doutorado em Psychology And Special Needs Education pela University of London, UL, Inglaterra (1995);
- Mestrado em Psychology And Special Needs Education pela University of London, UL, Inglaterra (1990);
- Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil (1986);
- Atuação em Políticas de Integração Inclusão em Educação;

* Sandra Cordeiro de Melo

Professora Doutora

Vice-Coordenadora do LaPEADE

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3499803166947247
- Doutorado em Educação, UFRJ, Brasil (2010);
- Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil (2004);
- Graduação em Psicologia - Universidade Católica de Petrópolis, UCP, Brasil (1998);
- Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação, Brasil.

* Mylene Cristina Santiago

Professora Doutora

Vice-Coordenadora do LaPEADE

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0803555578064293
- Professora da Universidade Federal Fluminense-Niteroi, Brasil;
- Doutorado em Educação, UFRJ, Brasil;
- Mestrado em Educação, UFJF, Brasil (2002);
- Graduação em Pedagogia, UFJF, Brasil (1998);
- Especialização em Alfabetização e Linguagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

* Ana Lucía Medina Maya

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3271854516409973
- Graduação em Licenciatura, Universidad del Quindío, Armenia, UNIQUINDIO, Colômbia.
- Extensão em DESIGUALDADES DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS, UFRJ, Brasil (2013);

* Ana Paula Alves Ferreira

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5303088932227435
- Graduação em andamento em Pedagogia na AVM Educacional Ltda.

* Angela Maria Venturini

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4972687909038424
- Professora do Ensino Superior do ISERJ/FAETEC, Brasil.
- Mestrado em Psicologia Social e Personalidade, FGV-RJ, Brasil (1988);
- Especialização em Psicologia do Trabalho, FGV-RJ, Brasil (1981);
- Especialização em Psicologia Comunitária, FGV-RJ, Brasil (1975);
- Especialização em Psicologia Escolar, Fundação Getúlio Vargas, FGV-RJ, Brasil (1975);
- Graduação em Psicologia, Universidade Santa Úrsula (1974);
- Graduação em Licenciatura em Psicologia, Centro Universitário de Brasília, Brasil (1973);

* Beatrice Rossotti

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9272672946375481
- Graduanda em Licenciatura e Bacharelado em História, UFRJ, Brasil.

* Carmem Terezinha Gomes Sasaki

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0107118089463875
- Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, UFRJ, Brasil;
- Graduação em Licenciatura em Pedagogia, UERJ, Brasil (2013);
- Agente de Administração/Secretário I - Lotada na Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde - SMS - Rio.

* Claudio Aroldo da Paixão Medeiros

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/
- Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, UFRJ, Brasil;
- Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física, Brasil;

* Daliana Vieira Marques

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4980544503156543
- Graduação em andamento em Dança na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

* Emilia Naura Santos Bouzada

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6619520277847732
- Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, UFRJ, Brasil;
- Especialização em Saúde Mental na Infância e na Adolescência e em Reabilitação Psicossocial. IPUB - Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil, UFRJ, Brasil (2007);
- Graduação em Pedagogia Habilitação em Administração Escolar; Habilitação Docência do Ensino Superior. Universidade Potiguar, UnP, Brasil (2002);
- Especialização em Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Habilitação em Docência do Ensino Superior. Universidade Potiguar, UNP, Natal/RN, Brasil (2001);
- Graduação em Pedagogia e com Habilitação em Administração Escolar. Universidade Castelo Branco-RJ, Brasil (1996).

* Evanir da Rocha Motta

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4489346227612406
- Graduação e Licenciatura em andamento em Letras (Latim), UFRJ, Brasil.

* Fabiane Fernandes Guerra

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4076157559662294
- Graduanda em Pedagogia, UFRJ, Brasil.

* Gláucio Rodrigues Motta

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1471013221589897
- Doutorado em andamento em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil;
- Graduação em Pedagogia na UFES, Brasil (2007);
- Mestrado em Educação na UFES, Brasil (2005);
- Graduação em Jornalismo na Universidade Federal do Espírito Santo, UFES, Brasil (1997).

* José Guilherme de Oliveira Freitas

Professor Doutor

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7898811835454649
- Pós-Doutorado em andamento, UFRJ, Brasil;
- Doutorado em Educação, UFRJ, Brasil (2010);
- Mestrado em Educação, UFRJ, Brasil (2004).
- Especialização em Psicopedagogia diferencial: diferenças na aprendiz, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC/RJ, Brasil (1997);
- Graduação em Licenciatura Plena em Física, Fundação Técnico Educacional Souza Marques, FTESM, Brasil (1981).

* Leandro Teofilo de Brito

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9674382999196554
- Mestrado em andamento em Educação, UFRJ, Brasil;
- Especialização em Educação Física Escolar, CESPEB/UFRJ, Brasil (2011);
- Graduação em Licenciatura em Educação Física, UFRJ, Brasil (2006).

* Leyse Monick França Nascimento

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3557705954788182
- Especialização em andamento em Acessibilidade Cultural na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil;
- Especialização em andamento em Atendimento Educacional Especializado - AEE na Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil;
- Especialização em Língua Brasileira de Sinais - Libras na Faculdade Santa Fé, FSF, Brasil (2012)
- Especialização em Psicopedagogia na Faculdade de Macapá, Brasil (2004);
- Graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Amapá, UNIFAP, Brasil (2005);
- Graduação em Administração de Empresas no Centro de Ensino Superior do Amapá, Brasil (2002).

* Lillian Auguste Bruns Carneiro

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3394556883946227
- Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, UFRJ, Brasil;
- Especialização em Tecnologias Educacionais na Universidade Candido Mendes, UCAM, Brasil (2012);
- Mestrado em Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil (2010);
- Especialização em Docência Superior na UCAM, Brasil (2007);
- Especialização em Supervisão Escolar na UCAM, Brasil (2002);
- Especialização em Psicopedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil (2000);
- Graduação em Graduação em Pedagogia na Universidade Santa Úrsula, USU, Brasil.(1989).

* Manoella Rodrigues P. Senna Vasconcelos da Silva

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1980448969541525
- Graduanda em Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil;
- Bolsista de Iniciação Científica da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

* Mara Lago

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8013119976179617
- Doutorado em andamento em Educação, UFRJ, Brasil;
- Mestre em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil (2007);
- Graduada em Psicologia, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS, Brasil (1994).

* Mariana de Castro Coelho

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2707617625206573
- Graduada em Letras (Bacharel e Licenciatura - Português/Italiano) na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.(2007).
- Professor Doc I da Secretaria Estadual de Educação RJ.

* Mayara Carvalho de Oliveira

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7932423566324417
- Graduação em andamento em Letras - Português/Espanhol, UFRJ, Brasil;
- Extensão Universitária em Os mitos da LIBRAS: primeiro contato com o surdo, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil (2012);
- Desenvolvimento Profissional e Gerencial para Ledor/Transcritor em provas de Concursos, Processos Seletivos e Avaliações, Fundação Cesgranrio (2011);
- Seminário Internacional Inclusão em Educação: Universidade e Participação 3.Psicopedagogia Inclusiva: Uma Ação ao Resgate do Desejo de Aprender em Adolescentes Abrigados e/ou em Situação de Rua, UFRJ, Brasil (2013).

* Michely Aguiar Rodrigues

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9185818619820727
- Graduação em Pedagogia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil (2013);
- Curso de leitura e escrita em BRAILLE, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil (2012);
- Graduação em Administração, Fundação Educacional da Região dos Lagos, Ferlagos, Brasil (2007).

* Paula Pereira de Carvalho

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9710406389624104
- Graduação em Pedagogia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil (2006);

* Regina Maria de Souza Correia Pinto

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1523130299616798
- Aperfeiçoamento em Midias na Educação Ciclo Básico na Secretaria de Educação - MEC. (2004);
- Mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil (2004);
- Graduação em Português-Inglês na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil (1998);
- Graduação em Português-Francês na Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil (1977).

* Roseli Rainho Tavares Fontes

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4422366007406860
- Graduação em Pedagogia pela Universidae Celso Lisboa, Brasil (1984).

* Simone Henriques Gonçalves

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0089602373942658
- Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora, UFRJ, Brasil;
- Especialização em Dificuldades de Aprendizagem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil (2006);
- Graduação em Pedagogia das Séries Iniciais na UERJ, Brasil (2004).

PROFESSORES COLABORADORES

* Fernando Almeida Diniz

Professor Doutor

- Universidade de Edimburgo - Escócia - Reino Unido

- Professor Fernando Almeida Diniz has a background in educational psychology and has been a teacher, researcher and lecturer in schools and universities in England and Scotland. He has held academic posts of Reader [University of Greenwich, London] and Head of Academic Department [Moray House Institute, Heriot-Watt University]. His research interests are in social justice issues in education and he is Chair of the Minority Ethnic Learning Disabilities Initiative, Edinburgh, a black-led voluntary organisation that provides advocacy support for black families of disabled children.

* Tony Booth

Professor Doutor

- University of Cambridge - London - Reino Unido

- Professor Tony Booth is a Research Fellow at the Centre for Commonwealth Education. He has been researching, teaching and writing about participation and exclusion and the principled development of systems and settings in education over more than thirty years. He collaborated with Mel Ainscow and Alan Dyson on a 2006 ESRC project ‘Improving Schools, Developing Inclusion, London Routledge. His ideas are summarised within the 'Index for Inclusion; developing learning and participation in schools' (Booth and Ainscow, 2002, 2011) which has been translated into 39 languages. This work built on twenty years as a teacher and researcher at the Open University attempting to define the nature of a common school for all. He has recently produced a radically revised version to create dialogues for the 2nd decade of the 21st century, the decade of biodiversity, about educational development and informal and formal curricula in schools which retain a close link between knowledge and experience. He collaborates widely with colleagues in other countries.

* José Jairo Vieira

Professor Doutor

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7504208613924588
- Doutorado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, IUPERJ-Tec, Brasil (2001);
- Mestrado em Ciências do Esporte, UERJ, Brasil (1995);
- Graduação em Sociologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil (1992);
- Graduação em Educação Física, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil (1991);
- Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação, Brasil.

* Maria Vitória Campos Mamede Maia

Professora Doutora

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0576323713492756
- Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica), PUC-Rio, Brasil (2005);
- Especialização em Psicopedagogia, UniCEUB, Brasil (2000);
- Graduação em Psicologia, UniCEUB, Brasil (1998);
- Graduação em Licenciatura Em Psicologia, Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil (1998);
- Mestrado em Letras, PUC-Rio, Brasil (1986);
- Graduação em Licenciatura Plena Em Português Inglês, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil (1982);
- Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação, Brasil.

* Celeste Azulay Kelman

Professora Doutora

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1679173694224340
- Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília, UNB, Brasil (2005);
- Mestrado em Educação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil (1995);
- Aperfeiçoamento em Educação Especial, University of California, Estados Unidos (1987);
- Aperfeiçoamento em Neuropsicologia da Leitura, University of California, Estados Unidos (1987);
- Aperfeiçoamento em Desenvolvimento Infantil e Distúrbios de Aprendiza, Colorado State University, CSU, Estados Unidos (1976);
- Graduação em Instituto de Psicologia, UFRJ, Brasil (1972);
- Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Educação, Brasil.

GRUPOS DE PESQUISA COLABORADORES

GEPeSS

* Celeste Azulay Kelman (FE/PPGE/UFRJ - Coordenadora do GEPeSS)

- Professores do INES:

* Aline Lima da Silveira Lage;
* Guilherme Barros Arruda.

- Colaboradores:

* Mário de Jesus Florindo de Melo;
* Paola Rodrigues Mota;
* Luiz Claudio de Oliveira Antonio;
* Daniela da Conceição da Silva.

- Alunos de Mestrado:

* Adriana Ramos Silva Góes;
* Eva Vilma Navegantes da Silva;
* Flávia dos Santos Costa;
* Juliana Pêgas Costa;
* Guilherme Barros Arruda.

- Alunos de Graduação:

* Aline Miranda Scovino;
* Célia Domingues da Silva;
* Elisângela Ramos de Souza Castelo Branco;
* Mariana Gonçalves Amâncio Pereira;
* Francine Pereira Fontainha de Carvalho;
* Guilherme Goldstein Chazan;
* Geise de Moura Freitas;
* Juliana Maria Cardoso Eiras;
* Larissa da Silva Brito;
* Letícia Peçanha Medeiros da Cunha;
* Kátia Regina de Oliveira Rios Pereira Santos;
* Keila Ferreira da Silva;
* Luiz Cláudio de Oliveira Antônio;
* Mariana Gonçalves Ferreira de Castro;
* Mônica Azevedo de Carvalho Campello;
* Paulo José Assumpção;
* Rachel Brum Souza Pereira;
* Raffaela de Menezes Lupetina;
* Renata dos Santos Costa;
* Simone D'Avila Almeida;
* Thabata Fonseca de Oliveira.

Nº de Acessos: