MONOGRAFIA

2017

- Autor: Maicon Salvino Nunes de Almeida

- Título: EDUCAÇÃO PARA REFUGIADOS CONGOLESES EM DUQUE DE CAXIAS/RJ: A (IN)DEVIDA INCLUSÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES;

2014

- Autor: Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva

- Título: INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: O QUE PENSAM OS GESTORES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO?;

- Autor: Simone do Valle Galvão

- Título: A PRÁTICA PEDAGÓGICA DIANTE DA INCLUSÃO DO ALUNO COM AUTISMO EM UMA ESCOLA COMUM;

DISSERTAÇÕES

2017

- Autor: Manoella Rodrigues Pereira Senna Vasconcelos da Silva

- Título: (RE)VISITANDO CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO NO NÍVEL DA GESTÃO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: A 2ª CRE EM AÇÃO;

2015

- Autor: Erika Souza Costa

- Título: A INCLUSÃO DO ALUNADO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO;

2013

- Autor: Giselle de Oliveira Araujo

- Título: AS POLÍTICAS UNIVERSITÁRIAS E SUA INFLUÊNCIA NA CONCEPÇÃO DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO: PERCEPÇÕES DE BRASIL E PORTUGAL NOS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES;

- Autor: Gabriela da Silva Sardinha

- Título: IMPACTOS DA GESTÃO ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DE PROCESSOS DE INCLUSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO DO RIO DE JANEIRO: UM ESTUDO DE CASO;

2011

- Autor: Erika Souza Leme

- Título: INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO: DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ÀS PRÁTICAS DO COTIDIANO ESCOLAR;

- Autor: Marta Cardoso Guedes

- Título: INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO NA ROCINHA: VIVÊNCIAS LÚDICO-CRIADORAS DO FAZER ARTÍSTICO NAS CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL;

2010

- Autor: Christina Holmes Brazil

- Título: O PROGRAMA NACIONAL ESCOLA DE GESTORES EM FOCO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE CULTURAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO;

2009

- Autor: Michele Pereira de Souza da Fonseca

- Título: INCLUSÃO: Culturas, políticas e práticas na formação de professores em Educação Física da UFRJ;

- Autor: Regina Célia Spiegel Marinho

- Título: PROFESSOR-ALFABETIZADOR: REPRESENTAÇÕES E IMPACTOS DA SUA PRÁTICA PROFISSIONAL;

2007

- Autor: Mara Lago

- Título: AUTISMO NA ESCOLA: AÇÃO E REFLEXÃO DO PROFESSOR;

- Autor: Cristina Nacif Aves

- Título: O SENTIDO DOS ARGUMENTOS PARA A FORMAÇÃO DE COORDENADORES PEDAGÓGICOS: caminhos para a aproximação entre teoria e prática;

2004

- Autor: Ana Patrícia da Silva

- Título: O PRINCÍPIO DE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO NO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DEL-REI;

2003

- Autor: Denize Sepulveda

- Título: AVALIAÇÃO, FORMAÇÃO DO/A PROFESSOR/A E FRACASSO ESCOLAR: uma relação de complexidade presente no cotidiano da escola;

1989

- Autor: Mônica Pereira dos Santos

- Título: FOUR CASE STUDIES INVESTIGATING DIFFERENCES IN TEACHERS' PATTERNS OF ATTRIBUTIONS MADE TO PUPILS WITH LOW VERSUS AVERAGE ACADEMIC SELF-CONCEPTS;

1988

- Autor: Angela Maria Venturini Moreira

- Título: PRECONCEITO E ESTEREÓTIPOS RELATIVOS À COR, SEXO E STATUS;


TESES

2014

- Autor: Mara Lago

- Título: INDEX PARA A INCLUSÃO: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO INSTITUCIONAL;

- Autor: Elisa Maria Maçãs Fernandes de Castro Filgueiras

- Título: RECONHECIMENTO SOCIAL DOS EDUCADORES DO ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA POSSIBILIDADES, DIFICULDADES E DILEMAS;

2012

- Autor: Ana Patrícia da Silva

- Título: CORPO, INCLUSÃO / EXCLUSÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES;

2011

- Autor: Mylene Cristina Santiago

- Título: LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM: DAS POLÍTICAS ÀS PRÁTICAS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO EM EDUCAÇÃO.;

2010

- Autor: José Guilherme de Oliveira Freitas

- Título: NO QUADRO: O TEMA DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA, COM FOCO NA HOMOSSEXUALIDADE.
  NAS CARTEIRAS ESCOLARES: OS PROFESSORES.;

- Autor: Sandra Cordeiro de Melo

- Título: INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO:UM ESTUDO SOBRE AS PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DA REDE ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DO RIO DE JANEIRO, SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE INCLUSÃO.;

2008

- Autor: Kátia Regina Xavier da Silva

- Título: CRIATIVIDADE E INCLUSÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: Representações e Práticas Sociais;

1995

- Autor: Mônica Pereira dos Santos

- Título: INTEGRATION POLICIES IN A BRAZILIAN SOUTH-EASTERN CAPITAL: FORMULATION, IMPLEMENTATION AND SOME COMPARISONS WITH OTHER FOUR EUROPEAN COUNTRIES;

Observatório Nacional de Educação Especial e
Observatório Estadual de Educação Especial
(ONEESP / OEERJ)

TESES

- Autor: Rosana Maria do Prado Luz Meireles

- Título: POLÍTICAS DE INCLUSÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE ALUNOS SURDOS: PROGRAMA DE BILINGUISMO DE NITERÓI/RJ;

Nº de Acessos: