Objetivo Geral
Este projeto de pesquisa pretende investigar contradições e perspectivas emergentes em propostas e experiências de inclusão, interculturalidade e inovação pedagógica desenvolvidas nas instituições educacionais nacionais e internacionais e em seus processos de formação de educadores por meio de variadas metodologias e de subprojetos de pesquisa que serão desenvolvidos colaborativamente pelas instituições participantes, sendo respeitadas as especificidades de cada uma.
Objetivos Específicos
1)Analisar o trabalho docente nos Complexos Integrados de Educação, escolas de referência para a educação inclusiva, identificando em que condições são realizados os processos educacionais e as Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica Página 6 práticas pedagógicas nestas instituições e seus efeitos sobre a formação de educadores nas licenciaturas interdisciplinares da UFSB.
3) Realizar uma investigação-intervenção nas Universidades Cearenses Federal (UFC) e Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Federal do Piauí (UFPI) sobre o desenvolvimento da noção de interculturalidade utilizada nas licenciaturas interculturais como estratégia de fortalecimento de processos identitários étnicos/de subjetivação e efetiva inclusão dos povos indígenas do Nordeste do Brasil no ensino superior, tendo como foco a trajetória dos Tremembé de Almofala/Ceará e a organização e execução do seu Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior – MITS.
NO TERRITÓRIO ETNOEDUCACIONAL POTIRÕ, NO CEARÁ E PIAUÍ
1)Realizar pesquisa colaborativa com professores e alunos das escolas Tremembé de Almofala sobre o lugar do Torém1 na Educação Diferenciada Tremembé, contribuindo para a produção de novos conteúdos teórico-metodológicos e práticos a serem agregados aos processos de formação dos professores Tremembé, especialmente ao projeto pedagógico do Curso de Magistério Indígena Tremembé Superior – MITS, Licenciatura Intercultural.
NO PIAUÍ
1)Realizar investigação colaborativa que propicie constituir e dar suporte a uma linha de pesquisa específica sobre música e interculturalidade, a ser proposta no Curso de Mestrado Profissional em Música da Universidade Federal do Piauí, em fase de construção do projeto pedagógico de curso, a partir das experiências de educadores musicais que integram o Fórum Latino-Americano de Educação Musical – FLADEM no que concerne ao estudo de expressões musicais de povos originários.
NO PIAUÍ/CEARÁ
1)Realizar pesquisa colaborativa com professores e alunos das escolas indígenas Tremembé de Almofala para o fortalecimento, desenvolvimento e ressignificação do Torém no contexto da educação diferenciada Tremembé, objetivando, no âmbito da inovação pedagógica, a produção de materiais e instrumentos didáticos para os cursos de formação de professores, tendo a educação musical como base propositiva para ações de sensibilização intercultural. 1 Torém, ritual que envolve canto e dança onde o povo se reúne para agradecer, celebrar ou pedir. VALLE (2005) considera o Torém tradição, folclore e ritual. Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica
NO RIO DE JANEIRO
1) Investigar, com base na perspectiva Omnilética, temas que visam debater e produzir conhecimento a respeito dos direitos humanos e promover justiça social no campo educacional, tais como: formação de educadores, sexualidades e identidades, educação especial e acessibilidade, refugiados, movimentos migratórios, lúdico e criatividade, presentes nas instituições educacionais dos diferentes níveis e modalidades de ensino, por meio de estudos colaborativos nacionais e/ou internacionais e/ou por meio de estudos específicos.
2) Continuar a investigação etnográfico-digital iniciada no projeto OIIIIPe 2016-2019 sobre a formação de educadores das instituições educacionais, levantando as concepções acerca dos conceitos de inclusão e interculturalidade e inovação pedagógica.
3) Mapear propostas de ação e experiências acerca destes conceitos em relação à formação de educadores.
4) Identificar e analisar os processos complexos e dialéticos das relações culturais, políticas e práticas que permeiam o cotidiano das instituições participantes.
EM SÃO PAULO
1)Realizar uma investigação com os graduandos das licenciaturas sobre as atitudes com relação à inclusão e verificar se estas se modificam do primeiro para o quarto ano do curso.
EM SANTA CATARINA
1)Realizar uma investigação etnográfico-digital sobre a formação de educadores na UFSC, no IFC e na FMP, levantando as concepções acerca dos conceitos de inclusão e interculturalidade, mapeando propostas de ação e experiências inovadoras acerca destes conceitos em relação à formação docente e identificando dispositivos colonizadores das relações culturais, sexistas, políticas e práticas que permeiam o cotidiano de inclusão e interculturalidade nas referidas instituições.
EM CABO VERDE (CABO VERDE)
1)Realizar uma pesquisa que permita (i) identificar até que ponto elementos de interculturalidade e inclusão se manifestam nos currículos e nas práticas de formação de educadores nas Instituições de Ensino Superior públicas cabo-verdianas; (ii) analisar a práxis de formação de educadores das IES públicas caboverdianas numa perspectiva endógena e descolonizadora.