Curso de Especialização
Construindo a Inclusão em Educação

Formar um especialista capaz de atuar em colaboração com as diversas esferas sociais, enfrentando exclusões a partir da concepção de inclusão como processo infindável.

O processo de inclusão em educação constitui um paradigma que busca articular igualdade e diferença como valores indissociáveis. Esse processo reconhece as dificuldades existentes nos sistemas de ensino e busca criar alternativas para superá-las, ou seja, implica uma mudança estrutural e cultural da educação para que todos os sujeitos tenham suas necessidades atendidas e participação garantida no processo de ensino-aprendizagem. Em nosso entender o processo de inclusão requer o desenvolvimento contínuo das dimensões culturas, políticas e práticas nos contextos educacionais. A dimensão das culturas refere-se à criação de comunidades seguras, acolhedoras, colaborativas, estimulantes em que todos são valorizados. A dimensão das políticas refere-se à garantia de que a inclusão permeie todos os planos da instituição e envolva a todos no seu cumprimento e na revisão de seus valores e ações, tendo em vista encorajar o combate às exclusões. Por sua vez, a dimensão de práticas diz respeito ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, consoante aos – ao mesmo tempo em que determinante dos – valores e políticas inclusivos. (BOOTH, AINSCOW, 2011). Neste sentido, o percurso formativo curricular do curso estará baseado nestas três dimensões. Assim, este curso de pós-graduação pretende trabalhar com propostas pedagógicas que envolvam professores, gestores e demais profissionais, buscando articular teoria/prática, ensino/pesquisa, reflexão/ação sobre as diferenças sociais e culturais no âmbito educacional, problematizando e construindo conhecimentos sobre a área da educação sempre na perspectiva de inclusão.

Presencial – 360 horas (3 semestres letivos)

40 (ocupadas a partir de processo de divulgado em edital público)

O curso possui 360 horas de formação, assim distribuídas:

UNIDADE I – 30h – MARCOS HISTÓRICOS E TEÓRICOS DA INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO

UNIDADE 2 – 90h – INCLUINDO TODO(AS) O(AS) ALUNO(AS): CONSTRUINDO O PROJETO VIVENCIAL

UNIDADE 3 – 150h – APOSTANDO NA DIVERSIDADE: IMPLEMENTANDO O PROJETO VIVENCIAL

UNIDADE 4 – 60h – INTERFACES: AVALIANDO O PROJETO VIVENCIAL

UNIDADE 5 – 30h – MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

O processo de avaliação do curso se configura da seguinte forma: avaliação presencial e elaboração de artigo científico. Serão aprovados no curso os alunos que obtiverem conceito igual ou superior a C em todas as disciplinas e aprovação do artigo científico pela banca examinadora.

I – A (Excelente);
II – B (Bom);
III – C (Regular);
IV – D (Insuficiente).

A primeira turma do curso encontra-se em andamento e tem previsão de término em dezembro de 2019. Ainda não há previsão para a próxima oferta de turma.

                                                                                                                          Turma 2018 – 2019

Depoimentos de alguns alunos da turma do Curso de Especialização: Construindo a Inclusão em Educação

"O curso de Especialização contribuiu muito para o meu crescimento enquanto ser humano e profissional. Deixo aqui registrado meus agradecimentos à idealizadora, a todos os organizadores que sempre estiveram prontos a nos ajudar e aos professores por todo aprendizado que foi construído ao longo desta trajetória."
Erika Armond
Pedagoga
O curso de especialização "Construindo a inclusão em educação" oferecido pelo Lapeade/FE/UFRJ é de uma importância fundamental no sentido de refletir e auxiliar na construção de políticas, culturas e práticas pelos profissionais da educação visando a edificação do processo de inclusão e a solidificação de princípios democráticos no ambiente escolar, e valorizando uma sociedade plural, diversa e heterogênia como a nossa.
Renan Escarlate
Licenciatura/Bacharelado em História
"Fazer o curso de especialização do LaPEADE foi uma experiência muito gratificante e desafiadora para mim, pois em meio a tantas dificuldades eu pude chegar até aqui com uma visão diferenciada sobre o processo inclusivo não somente na educação mas na própria vida. Em cada momento a gente deve aprimorar o nosso olhar com relação ao outro que deve ser respeitado e tratado com igualdade. Outra coisa importante é que para mim foi muito especial criar novos relacionamentos nesse período de curso e hoje, eu só tenho a agradecer. Agradecer a Deus por ter me dado essa oportunidade, e de ter conhecido pessoas tão bacanas, que enriqueceram o meu conhecimento.
Clenir Oliveira
Pedagoga